Mais importante do que criar um patrimônio, é saber preservá-lo durantes as gerações sucessoras. Para isso é possível utilizar a ferramenta do planejamento sucessório que é a principal forma de garantir que o patrimônio adquirido durante toda uma vida não venha a se dissipar juntamente com o patriarca.

Destacamos os principais objetivos da Zancanaro Consultores no que se refere a elaboração de um planejamento sucessório:

  • Ajustar os interesses do grupo familiar na administração dos bens, principalmente quando compõem capital social da empresa, aproveitando- se da presença do fundador para prevenir conflitos familiares.
  • Garantir a proteção patrimonial, sugerindo a adoção de medidas como cláusula de usufruto vitalício aos fundadores, impenhorabilidade, incomunicabilidade, reversão e inalienabilidade.
  • Organizar o patrimônio, de modo a facilitar a sua administração, demarcando com clareza o ativo familiar do empresarial
  • Apontar os impactos tributário entre as várias opções lícitas de organização do patrimônio.
  • Reduzir os custos com eventual processo judicial de inventário e partilha que, além de gravoso, adia por demasiado a definição dos fatores importantes na continuidade da gestão patrimonial.
  • Sugerir a criação e a manutenção de um modelo de governança corporativa apropriado, centralizando e uniformizando a gestão empresarial.

Concluímos que o planejamento sucessório elaborado pela Zancanaro Consultores, pode ser uma solução para os empresários que desejam prolongar a existência de suas atividades empresários e evitar conflitos entre familiares, garantido que todas as energias serão direcionadas para o desenvolvimento organizacional da própria empresa.